XVIII ENG 2016

 

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE GEÓGRAFOS

 

 

O tema do XVIII ENG

     

            O XVIII ENG 2016 será realizado em São Luís – MA, de 24 a 30 de julho de 2016, e terá como tema “A construção do Brasil: geografia, ação política e democracia” com sede oficial no Campus Universitário Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com apoio institucional da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

 

A construção do Brasil é um tema de extrema relevância para a compreensão da disputa pelo exercício do poder que se dá de forma profundamente desigual entre os mais diversos grupos sociais. Ao mesmo tempo esse processo condiciona as ações sociais presentes e a efetivação de projetos emancipatórios. Tal construção marca o país com profundas disparidades sociais e regionais e, até o presente momento histórico, não permite a realização de uma democracia plena, tampouco possibilita afirmar uma realidade concreta que garanta a reprodução social dos sujeitos. Em decorrência disso, a cidade e o campo são concebidos e projetados para interditar as coexistências. Em uma conjuntura na qual os poucos avanços sociais e territoriais conquistados historicamente são colocados em causa, a AGB objetiva problematizar os nexos entre a ciência geográfica, a ação política transformadora e o exercício democrático e conclama todas(os) as(os) geógrafas(os) a pensar o Brasil que queremos.

 

Introdução

 

O Encontro Nacional de Geógrafos (ENG), realizado a cada dois anos, vem se constituindo como o principal evento da Geografia brasileira. Próximo de sua décima oitava edição, o ENG, além de congregar um quantitativo considerável de participantes em torno das questões da Geografia, também é um momento de avaliação, debate e encaminhamentos do pensar e do fazer em Geografia, em diálogo profundo com a Universidade, Entidades de Pesquisa e de Representação, e com Movimentos Sociais.

O Encontro Nacional de Geógrafos é o evento de maior participação da comunidade geográfica brasileira, produzindo-se como espaço de intensa reflexão em torno das questões que contemplam a Geografia, especialmente em relação as principais problemáticas que envolvem a (re)produção do espaço brasileiro. Da mesma forma, é o momento que a Geografia dialogando com outras áreas do saber, se mostra e se reflete em um conjunto de atividades diversificadas.

A finalidade principal do Encontro Nacional de Geógrafos é congregar a comunidade geográfica brasileira, envolvendo-a em um conjunto de atividades e discussões que possibilitem avaliar, discutir e encaminhar questões pertinentes à ação e ao pensamento geográfico no Brasil. Seus principais objetivos são constituir-se como espaço de reunião da Geografia brasileira (professores, pesquisadores, estudantes e sociedade em geral), em intenso debate sobre práticas e concepções geográficas, e ser um momento de profunda troca de experiências e saberes, contribuindo para o avanço da Geografia na Universidade e sociedade.

 

São objetivos do ENG:

1. Divulgar a produção científica, incentivando a geração de conhecimentos, parcerias e aplicações;

2.    Promover e elevar a qualidade da produção da Geografia brasileira;

3.  Incentivar e apoiar a melhoria da formação de docentes para a educação básica;

4.  Incentivar e apoiar a participação de estudantes e professores de educação básica, graduação, pós-graduação e pesquisadores.

 

 

Sobre a Associação dos Geógrafos Brasileiros

 

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) tem como missão central o desenvolvimento da Geografia brasileira, representando a Geografia e o pensamento de seus sócios junto à sociedade, congregando os geógrafos e os estudantes de Geografia para o fortalecimento da ação e do pensamento geográfico.

Os objetivos centrais da AGB são: promover o desenvolvimento da Geografia no Brasil, pesquisando e divulgando assuntos geográficos, principalmente brasileiros; estimular o estudo e o ensino da Geografia, propondo medidas para o seu aperfeiçoamento; promover e manter publicações de interesse geográfico, em especial; manter intercâmbio e colaboração com outras entidades dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato, ou ainda à sua aplicação, visando o conhecimento da realidade brasileira; congregar os geógrafos e os estudantes de Geografia do país para a defesa e prestígio da classe e da profissão; promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como o intercâmbio profissional mantendo contato com entidades afins, no Brasil e no exterior, de modo a favorecer a troca de observações e experiências entre seus associados; procurar representar a Geografia brasileira e o pensamento de seus sócios junto aos poderes públicos e às entidades de classe, culturais ou técnicas.

 

Histórico da AGB

 

A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) é uma entidade com caráter científico, cultural e técnico, sem fins lucrativos, fundada em 1934. A AGB nessa sua longa história sempre esteve atuante, com diretorias nacionais escolhidas pelos seus pares. A partir de 1978, os estudantes, além de fazerem parte da entidade como associados, passam a ter participação também nas decisões e na gestão da mesma, ajudando a construí-la. Ocorre, nesse período, a construção de um novo estatuto que definiu a organização e atuação da entidade, não mais nos moldes até então circunscritos aos catedráticos, mas ao conjunto da comunidade geográfica brasileira composta por professores do ensino básico e universitário, pesquisadores, estudantes, técnicos e demais profissionais e interessados.

 

Estrutura e funcionamento da AGB

 

A AGB esta organizada nos níveis nacional e local. Em nível nacional, a AGB é constituída pela Assembléia Geral Nacional, pela Comissão Diretora, pela Reunião da Gestão Coletiva e pela Diretoria Executiva Nacional. Em nível local, as denominadas Seções Locais são constituídas por Assembléia Geral Local e administradas por uma Diretoria Executiva Local e algumas Seções Locais tem Conselho Fiscal. Podem filiar-se à AGB pessoas interessadas no ensino, pesquisa e aplicação da Geografia.

 

Histórico dos eventos anteriores

 

A Associação dos Geógrafos Brasileiros, em cumprimento ao seu Estatuto, vem construindo a décima oitava edição do Encontro Nacional de Geógrafos (ENG). Conforme estabelece o seu Estatuto, o processo de construção dos eventos da AGB resulta de proposições encaminhadas pelas Seções Locais para discussões e aprovações em Reunião de Gestão Coletiva (RGC), cada Seção Local tem direito a 01 voto por meio do(a) delegado(a) presente.

O Encontro Nacional de Geógrafos é realizado a cada 02 anos e o Encontro Nacional de Ensino de Geografia (Fala Professor) a cada 04 anos e o Congresso Nacional de Geógrafos a cada 10 anos têm sido consolidados como os mais importantes Eventos da Ciência Geográfica no Brasil. O ENG tradicionalmente tem se constituído num espaço de reflexão geográfica, política, social e cultural sobre os grandes temas nacionais. A AGB como entidade representativa dos geógrafos brasileiros, promove essas discussões, socializando-as com toda a comunidade e com a sociedade em geral. O número de participações tem aumentado a cada evento. Tanto em relação aos Encontros quanto aos Congressos promovidos pela AGB têm recebido um número crescente de participantes de todo Brasil e de outros países latino-americanos.

 

 

Nos últimos seis ENG’s reunimos:

 

(2002) - João Pessoa/PB: 3.000 pessoas;

 

(2004) - Goiânia/GO: 3.800 pessoas;

 

(2006) - Rio Branco/AC: 1.500 pessoas;

 

(2008) - São Paulo/SP: 5.000 pessoas;

 

(2010) - Porto Alegre/RS: 5.500 pessoas;

 

(2012) - Belo Horizonte/MG: 5.500 pessoas;

 

            Em 2016, na cidade de São Luís/MA, a estimativa de participantes é de 5.000, podendo situar-se acima de 6.000, considerando o histórico de crescimento nas inscrições do evento e considerando ainda, o planejamento logístico de comunicação e geomarketing do ENG 2016.

 

Atividades no XVIII ENG

 

Estão previstas as seguintes atividades a serem desenvolvidas no XVIII ENG: Diálogos de Abertura e Diálogo de Encerramento; Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs); Espaço de Socialização de Coletivos (ESCs); Grupos de Trabalho (GTs); Mesas Redondas; Trabalhos de Campo; Pós-Campo; Plenária Política; Espaço AGB; Forúm de GTs, Debate de Chapas; Confraternização; Momentos Culturais; Plenária Final.